As embalagens termoencolhíveis desempenham um importante papel na proteção, preservação da integridade e até mesmo na apresentação de diversos produtos. Ao mesmo tempo, se tornaram uma solução versátil e eficiente, que otimiza a organização do estoque e dispensa gastos excessivos com o desenvolvimento e fabricação de várias medidas de embalagens. Neste artigo, queremos apresentar a funcionalidade, as vantagens e que, ao final, você entenda como funciona o processo de termoencolhimento de embalagens. Boa leitura!
O processo de termoencolhimento pode ser empregado em quais produtos?
Antes de mais nada, é preciso dizer que quando falamos em uma ampla gama de produtos, a expressão se encaixa perfeitamente às possibilidades abertas pelas embalagens termoencolhíveis. A partir do processo de termoencolhimento é possível embalar de forma personalizada desde pequenas e delicadas peças até grandes equipamentos, como motores, pás de usinas eólicas, maquinários agrícolas e até mesmo barcos inteiros.
Uma película de alta resistência
Basicamente, o processo de termoencolhimento é uma técnica desenvolvida a partir da aplicação de uma película especial em torno de um produto específico ou de um grupo deles. A película é um filme de PEBD (polietileno de baixa densidade de alta resistência), um material que possui como diferencial a característica de encolher quando submetido a uma fonte intensa de calor.
Fonte de calor especialmente desenvolvida para a tarefa
É preciso uma fonte de calor direcional para o processo de termoencolhimento. A pistola Retrapack R-2000 foi projetada conforme normas técnicas e de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), DIN e ISO. O equipamento dispensa a produção de chamas por meio de fósforos ou isqueiros e diante do simples acionamento do gatilho, já entra em funcionamento. Isso reforça a segurança tanto do processo quanto do operador.
O processo de termoencolhimento passo a passo
Bom, como dissemos acima, o primeiro passo é envolver com a película de PEBD o produto a ser embalado. Em seguida, basta aquecer o filme fazendo movimentos horizontais ou verticais. Para facilitar o trabalho, escolha o movimento no sentido menor da embalagem. Imediatamente, a película vai encolher e se moldar ao formato do item a ser embalado. O processo cessa assim que o aquecimento é suspenso.
Protegido contra agentes externos
Finalizado o processo de termoencolhimento, o produto embalado está pronto para ser armazenado ou mesmo transportado. Envolto por essa película resistente, a peça ou equipamento fica protegido de arranhões, da chuva, de umidade e de poeira. É possível ainda estender essa proteção contra os raios UV e a oxidação, importantes para enfrentar as intempéries durante o transporte.
Uma grande vitrine
Há ainda outro aspecto importante a ser destacado: o da publicidade do produto. O processo de termoencolhimento produz embalagens transparentes, ideais para quando se quer expor o produto aos olhares, ou com pigmentação, na qual é possível a aplicação da marca do fabricante, por exemplo. Tanto um como o outro pode ser usado como estratégia de marketing e divulgação.
Soluções para o processo de termoencolhimento? A Retrapack tem todas
Agora que você já entende como funciona o processo de termoencolhimento de embalagens, precisa conhecer a Retrapack. São mais de 30 anos de mercado disponibilizando soluções em equipamentos, insumos e acessórios para embalagens termoencolhíveis. A Retrapack também dispõe de treinamentos para empresas e oferece a prestação de serviços. Se interessou? Quer saber como podemos ajudar a embalar a sua produção? Então acesse o site e converse com um de nossos consultores.