A indústria aeroespacial é a única de alta tecnologia do Brasil com uma inserção ativa no mercado internacional. Aqui são produzidos desde partes estruturais até aviões, satélites, helicópteros e veículos lançadores, envolvendo uma série de produtos de qualidade. Na maioria das vezes, a linha produtiva do segmento trabalha com peças e equipamentos de grande porte. E aí surge um problema: como embalar esses produtos. A solução está nas embalagens termoencolhíveis para produtos de grande porte do setor aeroespacial. Continue lendo este artigo para saber mais.
Setor aeroespacial abriga 40% das empresas da indústria de defesa
Pesquisas apontam que o setor aeroespacial possui cerca de 40% das empresas e 25% dos trabalhadores da chamada base industrial brasileira de defesa. Sua atuação, então, é vista como essencial para o bom desempenho do Brasil no comércio exterior. A cidade de São José dos Campos se tornou o berço da indústria dos segmentos aeronáutico e espacial brasileiros no fim da década de 40 e até hoje ainda abriga a maior parte das empresas e instituições de ambos os setores.
Embalagens termoencolhíveis são ideais para os produtos do setor aeroespacial
Como dissemos no início do artigo, uma das situações que envolvem esse segmento industrial diz respeito a como embalar seus equipamentos e ou partes deles, quando comercializados, uma vez que na maioria das vezes são peças de grande porte e que exigem embalagens capazes de acondicionar os produtos com segurança para o transporte e armazenagem. É exatamente aí que entram as embalagens termoencolhíveis como solução para o setor aeroespacial. Seu conceito de envolver os equipamentos respeitando o formato original se encaixa perfeitamente naquilo que é essencial para o setor.
Processo simples e prático para utilizar as embalagens termoencolhíveis
O uso das embalagens termoencolhíveis envolve um processo simples e prático. É necessário apenas envolver o equipamento – neste caso específico do setor aeroespacial – com a película de polietileno de baixa densidade e de alta resistência (PEBD) e, em seguida, passar a aquecê-la com a pistola de encolhimento RETRAPACK R-2000.
O aquecimento ativa a capacidade de encolher que é característica da película de PEBD. Esse processo de encolhimento é suspenso logo depois que o aquecimento é encerrado. Com isso, equipamentos como asas, bicos, moldes e até mesmo motores de aeronaves são completamente envolvidos pela película, passando a ser embalados em termoencolhível.
Dispensam estoques de vários modelos de embalagens
As embalagens termoencolhíveis são para o setor aeroespacial a solução ideal porque dispensam, por exemplo, o desenvolvimento e a estocagem de embalagens específicas para cada peça. O controle de estoque também é facilitado, uma vez que é todo centralizado na película de PEBD e não em caixas específicas de cada peça ou equipamento produzido, se precavendo de eventuais falhas humanas que causem baixa inesperada da quantidade disponível, podendo gerar transtornos e prejuízos por eventual atraso na entrega.
Forma única e eficaz de proteger os produtos embalados
Além disso, as embalagens termoencolhíveis dispensam o emprego de uma segunda forma de proteção das peças e equipamentos, por exemplo, em relação às alterações climáticas. A película de PEBD é capaz de proteger os produtos mesmo que por períodos prolongados. Sua constituição impede, por exemplo, que pequenos rasgos se estendam e exponham o produto. Isso previne arranhões e riscos, entre outros problemas.
Proteção contra corrosão e contra os raios UV pode ser incluída
Mas a forma de proteger os produtos e equipamentos proporcionada pelas embalagens termoencolhíveis vai além. Como são peças que, muitas vezes, ficam expostas ao clima, a película de PEBD ainda pode agregar tratamentos específicos como o inibidor volátil de corrosão (IVC) – um gás invisível que é liberado durante o processo de encapsulamento do produto e que protegerá o equipamento da oxidação – e o aditivo contra as ações dos raios ultravioletas (UV).
Embalagens para produtos do setor aeroespacial é com a Retrapack
Embalar produtos de grande porte, como os do setor aeroespacial, é especialidade da Retrapack. Com mais de 30 anos de experiência no segmento, a empresa desenvolve produtos com alta tecnologia e conta com corpo técnico altamente capacitado para oferecer os melhores produtos, serviços e consultoria.
A Retrapack é fornecedora de insumos, acessórios e também de treinamentos tanto para equipes como para operadores, além de executar os serviços com embalagens termoencolhíveis. Para conhecer nossos produtos e serviços, acesse nosso site e faça um orçamento!