fbpx

Como embalar máquinas e implementos agrícolas?

O Brasil possui boa capacidade instalada de fabricação de implementos agrícolas: plantadeiras, plataforma de colheita, tratores e colheitadeiras e está se tornando um grande centro mundial de produção e exportação. E na hora de comercializar esses produtos, uma questão é inevitável: Como embalar máquinas e implementos agrícolas? A resposta está nas embalagens termoencolhíveis. Neste artigo, vamos tratar do assunto e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Quais são as principais máquinas e implementos agrícolas?

Antes de falar sobre como embalar máquinas e implementos agrícolas, vamos apresentá-los. As máquinas plantadeiras e colheitadeiras são equipamentos essenciais para todo o processo produtivo:

• Plantadeira com enxada rotativa: Realiza boa distribuição em faixa e é bastante resistente.

• Plantadeira com discos: Sistema que utiliza tratores de menor potência e o seu sucesso depende do quanto o solo está úmido no momento do plantio.

• Plantadeira com facas: Sistema mais simples e barato que existe, sendo utilizado em plantadeiras convencionais para plantio direto.

• Colheitadeira (ou Colhedora): Basicamente, são de dois tipos, a colheitadeira para milho e girassol e a colheitadeira para arroz, trigo, aveia, linhaça, cevada e soja.

Outros tipos de máquinas e implementos agrícolas

Também fazem parte das máquinas e implementos agrícolas:

• Trator;

• Adubadoras;

• Arados;

• Ceifadeiras;

• Enxadas rotativas;

• Escarificadores;

• Plantadoras;

• Semeadoras;

• Subsoladores.

Capacidade para atender demanda interna e exportar

Desde 2010, o Brasil ultrapassou o Canadá e assumiu a condição de terceiro maior produtor e exportador do mundo e, segundo estudo de pesquisadores da Embrapa é responsável por 10% da produção mundial de trigo, soja, milho, cevada, arroz e carne bovina.

Na esteira do sucesso como produtor agrícola, o Brasil também passou a ganhar terreno como fabricante. A indústria nacional já faz vários anos conquistou a capacidade de atender a toda demanda interna de máquinas e de implementos agrícolas, como colheitadeiras e tratores, e passou a produzir excedentes para exportação.

Embalagens termoencolhíveis como solução para embalar

Os diversos tipos de máquinas e implementos agrícolas costumam ter em comum o fato de serem produtos de grande porte, normalmente comercializados já montados. Isso exige uma solução para embalar esses equipamentos de forma prática e, ao mesmo tempo, segura.

É justamente aí que as embalagens termoencolhíveis surgem para resolver esse dilema. Sua aplicação se dá de forma prática e eficiente. Basta envolver o equipamento com a película de PEBD – polietileno de baixa densidade e de alta resistência – e aquecê-la com equipamento apropriado, ativando a capacidade de encolhimento da matéria-prima.

Imediatamente após a suspensão do aquecimento, o processo paralisa e a película envolve por completo o produto ou equipamento, embalando-o como chamado termoencolhível.

Forma prática e segura de embalar para o transporte

A forma de embalar os equipamentos dispensa o uso de outros tipos de embalagens que demandam um processo mais complexo, trabalhoso e, claro, dispendioso de recursos para proteger os equipamentos para armazenagem e transporte até o cliente final.

As películas de PEBD têm como uma de suas características principais a capacidade de evitar o rompimento por completo da embalagem, mesmo que ocorram pequenos rasgos durante a movimentação. Além disso, são capazes de proteger o produto nela embalado das mais diversas condições climáticas, preservando a mercadoria mesmo em períodos prolongados.

Isso é fundamental porque algumas peças das máquinas e implementos agrícolas, como as correias, são frágeis e podem estragar com facilidade.

Tratamentos UV e contra a corrosão aumentam a proteção

Há ainda outros tipos de tratamentos específicos aos quais as películas podem ser submetidas, como um aditivo para a proteção das máquinas e implementos agrícolas que são embalados das ações dos raios ultravioletas (UV) e também o inibidor volátil de corrosão (IVC), que tem origem em um gás/vapor invisível e que é liberado quando o produto é encapsulado. O gás gera uma camada de proteção ao ambiente interno e evita a oxidação.

Retrapack: soluções para embalagens de máquinas e implementos agrícolas

A Retrapack é especialista em embalagens termoencolhíveis para embalar produtos de grandes dimensões, como máquinas e implementos agrícolas. Se a sua empresa precisa de soluções para o segmento, precisa falar com quem tem mais de 30 anos de experiência no mercado e é capaz de oferecer o que há de mais moderno para acondicionar seus produtos de forma segura e eficiente.

A Retrapack fornece insumos, acessórios e treinamentos para equipes e operadores, além de executar os serviços de embalagens termoencolhíveis, quando necessário. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e serviços e faça um orçamento.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp