O mercado agrícola se prepara para um 2024 desafiador. A quebra da safra afetará a receita do setor e ainda trará reflexos para o PIB (Produto Interno Bruto) e, em um conceito mais amplo, atingirá segmentos que, de uma forma ou outra, estão atrelados a ele. Um deles é o de maquinários agrícolas, que terá que encontrar formas de gerenciar seus estoques de forma segura até que o setor reaqueça. O objetivo deste artigo é apresentar como as embalagens termoencolhíveis funcionam na proteção para máquinas e implementos agrícolas: evite a deterioração do seu estoque. Interessado? Boa leitura!
Embalagens termoencolhíveis para máquinas e implementos agrícolas
As embalagens termoencolhíveis são reconhecidamente uma solução eficiente e segura para proteger equipamentos de grande porte. E, por isso, tendem a ser um recurso a ter seu uso ampliado pelos fabricantes de maquinários e implementos agrícolas nos próximos meses. Como consequência da quebra da safra de soja e milho, estima-se que o volume de investimentos no setor se reduza e, assim, será necessário armazenar equipamentos já produzidos de forma segura para evitar prejuízos maiores.
Solução eficiente para a proteção dos equipamentos
É justamente aí que as embalagens termoencolhíveis aparecem como solução ideal. Fabricadas em polietileno de alta densidade (PEAD), elas são disponibilizadas em películas de filme que, uma vez aquecidas – preferencialmente com o uso da pistola Retrapack R-2000 – ativam sua capacidade de encolhimento e tomam a forma do produto embalado. Tão logo a fonte de calor é suspensa, o processo de encolhimento também cessa. Além de assumir o mesmo formato do equipamento, a película passa a fornecer a ele proteção contra diversos agentes externos.
Equipamentos de grandes dimensões
No caso de maquinário e implementos agrícolas, as dimensões dos equipamentos fazem com que boa parte deles tenha que ser armazenada fora de galpões, ao ar livre e sujeitas às intempéries, como sol intenso e chuva. Graças à aplicação de um aditivo, a película passa a fornecer também proteção contra os raios UV, enquanto um inibidor volátil de corrosão (IVC) evita que os materiais metálicos sofram efeitos da oxidação. Ambos são ativados assim que o processo de encapsulamento se inicia.
Proteção também para o transporte
A mesma proteção anticorrosiva se aplica aos mecanismos eletrônicos, que também ficam protegidos de forma eficiente contra a poeira. E uma vez restabelecido o ritmo de produção e retomadas as vendas e entregas de maquinários e implementos, as embalagens termoencolhíveis continuam sendo eficientes para o transporte dos produtos, mantendo elevados os níveis de proteção.
Economia e gerenciamento facilitado do estoque
E além de se mostrar eficiente para proteger os equipamentos, as embalagens termoencolhíveis também são a escolha mais coerente tanto economicamente quanto da organização de estoque. Isso é possível porque a mesma película é utilizada para equipamentos de diferentes dimensões. Assim, não é necessário gerenciar estoques de variados tipos e formatos de embalagens. Um só produto é capaz de atender a toda demanda da empresa com toda eficiência exigida.
A Retrapack tem a solução para máquinas e implementos agrícolas
E agora que você entendeu como as embalagens termoencolhíveis podem ser eficientes na proteção para máquinas e implementos agrícolas, precisa conhecer quem entrega as melhores soluções do mercado. A Retrapack é especializada no assunto e tem mais de 30 anos de experiência no fornecimento de insumos, no treinamento de equipes e na prestação de serviços. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e serviços e faça seu orçamento com um de nossos consultores para garantir a proteção de seus equipamentos.